Surgimento
da pedagogia
Pedagogia é a ciência que tem por objeto de
estudo a educação.
O pedagogo actua na promoção da
aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em
diversos níveis e modalidades do processo educativo, sendo responsável pela
melhoria do ensino em ambientes escolares e não-escolares (tais como empresas,
hospitais, entre outros).
Alguns pedagogos e personalidades de
referência no âmbito da educação (inclui alguns psicólogos com importância nas
ciências da educação):
Ø Santo
Agostinho;
Ø John
Dewey;
Ø Celestin
Freinet;
Ø S. Neill;
Ø Jean Piaget;
Ø Seymour Papert;
Ø Carl
Rogers;
Ø Burrhus
Frederic Skinner;
Ø Vigotsky;
Ø Paulo
Freire;
Ø Anísio
Teixeira;
Ø Darcy
Ribeiro.
A palavra Pedagogia tem origem na
Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do
Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do
ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está
ligada à da própria humanidade.
A compreensão do fenômeno educativo e
sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente
associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática
educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com
este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma
função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo.
Autoridade que não pode ser delegada a
outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma
problemática própria. A história levou séculos para conferir o status de
cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica
estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo
pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo
significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o
escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo
pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na
acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século
XVIII, na Europa Ocidental.
Actualmente, denomina-se pedagogo o profissional
cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do
MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos
relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura,
cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de
uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação
de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação
pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo
também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte
do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da
Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional.
Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba
diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos:
disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas
técnico-pedagógicas.
O objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia
é a educação, o Processo Ensino e Aprendizagem, a ação cultural do educador em
intervir e/ou de transmitir tecnicamente "o conhecimento", de forma
sedutora, significativa e em comunhão com a realidade social, o perfil e a
história de vida do educando, o conhecimento e a informação e a dimensão
cognitiva do educando ao perceber, aprender, apreender e se apropriar de forma
crítico-reflexiva do conhecimento e das informações transmitidas pela percepção
pessoal de observador ou de sujeito da intervenção formativo-educativa da qual
foi sujeito, a sua acomodação junto aos conhecimentos anteriormente existentes
e sua capacidade de aplica-los à realidade social vivido-compartilhada enquanto
ser social e cidadão. Logo, o sujeito da Pedagogia é o ser humano enquanto
educando.
O pedagogo não possui quanto ao seu
objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a
educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter
científico. Como todo cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na
reflexão e na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo
na sistemática mesma da Pedagogia.
Tem ele como intuito primordial o refletir
acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das
condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo
educativo ser lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares
que constituem seu enfoque principal no seu olhar epistêmico, embora a ação não-escolar
venha ganhando, contemporaneamente, espaço significativo na ação e atuação do
pedagogo. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que
atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada.
Estuda a educação como prática humana
e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados
físicos, mentais, espirituais e culturais. Portanto, o pedagogo estuda o
processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural (ensino) que se torna
o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena e o
processo pelo qual a apropriação desse conteúdo ocorre (aprendizagem).
Muitos foram os pedagogos que deram o
seu contributo para que a pedagogia fosse por assim dizer, reconhecida como uma
ciência, mas o grego Platão (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, não
só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas,
principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. Para ele,
o objeto da educação era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.