INTRODUÇÃO
Ainda
há quem pense que marketing é fazer publicidade e vender. Actualmente é preciso
entender que o marketing não trata apenas de como fazer vendas. O marketing
representa uma filosofia de gestão na medida em que inclui objectivos,
conceitos, técnicas e programas de actuação, com impacto em todas as áreas da
empresa e condiciona o comportamento dos indivíduos que integram uma
organização. Em termos gerais pode dizer-se que o marketing se orienta no
sentido de satisfazer necessidades dos consumidores.
O
tema a tratar-se neste trabalho é Métodos de Previsão de Marketing.
No
desenvolver deste trabalho falaremos sobre vários aspectos relacionados ao
tema, tais como:
Ø Necessidades
e aplicações;
Ø Tipos
de previsão;
Ø Horizontes
da previsão;
Ø Previsão
de vendas, e;
Ø Determinação
das áreas de investigação.
MÉTODOS DE PREVISÃO DE MARKETING
No
ambiente empresarial as previsões são importantes, sobretudo para
racionalização dos recursos e para o planeamento correto do nível de
atendimento aos clientes.
Toda
actividade de planeamento requer previsões sobre um fato futuro. Quanto melhor
for essa previsão, melhor serão as hipóteses utilizadas para o planeamento.
NECESSIDADES E APLICAÇÕES
O
Marketing e a previsão incluem um conjunto de metodologias tentativas que,
fundamentadas em informação relevante, visam reduzir a incerteza e favorecer a tomada
de decisão.
Para
quem é profissional de