quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Métodos de Previsão de Marketing

INTRODUÇÃO
Ainda há quem pense que marketing é fazer publicidade e vender. Actualmente é preciso entender que o marketing não trata apenas de como fazer vendas. O marketing representa uma filosofia de gestão na medida em que inclui objectivos, conceitos, técnicas e programas de actuação, com impacto em todas as áreas da empresa e condiciona o comportamento dos indivíduos que integram uma organização. Em termos gerais pode dizer-se que o marketing se orienta no sentido de satisfazer necessidades dos consumidores.

O tema a tratar-se neste trabalho é Métodos de Previsão de Marketing.

No desenvolver deste trabalho falaremos sobre vários aspectos relacionados ao tema, tais como:

Ø  Necessidades e aplicações;
Ø  Tipos de previsão;
Ø  Horizontes da previsão;
Ø  Previsão de vendas, e;
Ø  Determinação das áreas de investigação.


MÉTODOS DE PREVISÃO DE MARKETING

            No ambiente empresarial as previsões são importantes, sobretudo para racionalização dos recursos e para o planeamento correto do nível de atendimento aos clientes.
Toda actividade de planeamento requer previsões sobre um fato futuro. Quanto melhor for essa previsão, melhor serão as hipóteses utilizadas para o planeamento.

NECESSIDADES E APLICAÇÕES

            O Marketing e a previsão incluem um conjunto de metodologias tentativas que, fundamentadas em informação relevante, visam reduzir a incerteza e favorecer a tomada de decisão. 

            Para quem é profissional de
Marketing, prever o que, como e quando o consumidor irá comprar representa a busca do verdadeiro Graal para qualquer empresa e/ ou empreendedor que atua num determinado nicho de mercado. Daí a importância da pesquisa de mercado, pois é uma ferramenta que nos possibilita a compreensão das decisões de compra dos clientes. 

TIPOS DE PREVISÃO

Previsão espontânea do mercado
Previsão espontânea aplica-se a fenómenos sobre os quais a empresa em causa não tem e não pode esperar ter uma influência sensível, pelo contrário, podem ter consequências importantes para ela. 
Exemplos: A Nestlé com as papas Cerelac, tem necessidade de prever quantas crianças nascerão no próximo ano, no entanto as tendências demográficas são independentes das acções do fabricante. 
Previsão das reacções prováveis do mercado
            Já o responsável de marketing terá de prever as respostas de um público a acções de marketing promovidas pela empresa. 
Exemplo: Na hipótese de baixar o preço de um produto, interroga-se sobre quais as reacções dos concorrentes, distribuidores, clientes potenciais e quais as consequências das vendas e lucros. 
Claro que uma das ópticas da previsão não exclui a outra, elas complementam-se. 

HORIZONTES DA PREVISÃO
A previsão pode ter diferentes horizontes que são os seguintes: 
Curto prazo
Alguns dias a um ano – mês, trimestre, semestre, ano. Os factores de influência de mercado são de ordem conjuntural e as previsões fazem-se numa óptica de evolução espontânea. 
Médio prazo
De 1 a 3 anos. Os factores de influência do mercado são as acções da empresa e dos seus concorrentes, e o meio envolvente não se altera tão rapidamente. 

Longo prazo
Mais de 3 anos. Quando o período permite transformações profundas do meio envolvente, como a inovação tecnológica, modificações radicais de políticas. 
PREVISÃO DE VENDAS
Definição e importância
 A previsão de vendas é a definição de “o quê”, “quanto”, e “quando” vou conseguir vender para cada cliente. 
Para uma perfeita projecção de vendas é imprescindível conhecer os clientes, as suas necessidades e as oportunidades de negócio. 
Os benefícios de uma boa previsão de vendas são múltiplos ao nível dos resultados de uma empresa, nomeadamente: 
Ø  Optimização de recursos;
Ø  Estar preparada para responder às crescentes necessidades de mercado;
Ø  Colaboradores organizados entre si e com objectivos bem definidos;
Ø  Evitar ocorrência de stocks excessivos (reduzir custos);
Ø  Acções de Marketing mais eficientes; 
Ø  Maior controlo e acompanhamento das acções de venda. 
Como fazer previsão de vendas
A melhor maneira de fazer uma previsão de vendas é começar pela avaliação da carteira de clientes actuais e as oportunidades de negócios identificadas, montando para isso um mapa de oportunidades que o ajudará a identificar:
Ø  Quais oportunidade que será mais importante para a empresa, em termos estratégicos e financeiros? 
Ø  Quais serão as mais fáceis ou mais rápidas de executar?
Ø  Qual o grau de relacionamento com cada cliente?
Ø  Quais os projectos que estão em andamento e as oportunidades no futuro?

DETERMINAÇÃO DAS ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Clientes
O marketing usa 3 teorias para identificar o perfil dos clientes. 
A primeira delas é uma teoria voltada para o mercado de TIC e mostra os vários tipos de comportamento de compra em relação á aquisição de uma nova tecnologia. 
A segunda teoria é o ciclo de vida das organizações. Esta teoria diz que todas as empresas passam por vários estádios de crescimento, tal qual os seres vivos. 
Os vários estágios do ciclo de vida são:
Ø  Namoro;
Ø  Infância;
Ø  Adolescência;
Ø  Plenitude,
Ø  Estabilidade;
Ø  Aristocracia e;
Ø  Burocracia. 
A terceira teoria mostra como negociar com as pessoas respeitando os seus valores, crenças e experiências individuais, de forma a obter um acordo eficiente, mas preservando o relacionamento. 
Essa teoria classifica os diversos perfis em 4 grupos:
Ø  Controladores;
Ø  Analíticos,
Ø  Catalisadores e;
Ø  Amigáveis. 


CONCLUSÃO

Considerando o que foi acima apresentado, conclui-se que os métodos de previsão de marketing são importantes pois quanto melhor for essa previsão melhor serão as hipóteses utilizadas para o planeamento.
Esses métodos de previsão incluem um conjunto de metodologias, e para quem é profissional de Marketing ele é uma ferramenta que o possibilita compreender facilmente as decisões de compra dos clientes.


BIBLIOGRAFIA

LINDON, Denis, LÉVY, Julien - Mercator XXI 11ª edição.
FREIRE, Adriano. Estratégia – Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, 1997.

PIRES, Aníbal. Marketing – Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão. Editorial Verbo, 1992. 

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