terça-feira, 24 de junho de 2014

Complexo Cultural e Defasagem Cultural



Complexo Cultural
É um conjunto de traços culturais relacionados entre si, ou seja, consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional; ou ainda, um
grupo de características culturais interligadas, encontrado em uma área cultural.
É a combinação dos traços culturais em torno de uma actividade básica forma um complexo cultural. Por exemplo, uma apresentação de uma orquestra é um complexo cultural, pois reúne artistas com traços culturais, ou seja, que fazem parte da cultura erudita.
Cada cultura engloba um número grande e variável de complexos inter-relacionados. Dessa maneira, o complexo cultural engloba todas as actividades relacionadas com o traço cultural.
O complexo cultural é constituído, portanto, de um sistema interligado, interdependente e harmónico, organizado em torno de um foco de interesse central.
Cada cultura engloba um número grande e variável de complexos inter-relacionados. Dessa maneira, o complexo cultural engloba todas as actividades relacionadas com o traço cultural.
Exemplos mais comuns 
O carnaval, que reúne um grupo de traços ou elementos relacionados entre si, ou seja, carros alegóricos, música, dança, instrumentos musicais, desfile, organização etc.
A cultura do café, que abrange técnicas agrícolas, instrumentos, meios de transporte, máquinas.
O complexo do fumo, entre sociedades tribais, envolvendo cultivo, produto, e os mais variados usos sociais e cerimoniais; o complexo do casamento, da tecelagem caseira etc.
O Complexo Cultural Hippie
O Complexo Cultural Hippie consiste, então, em um grupo de características próprias que estão interligadas. Os itens materiais, imateriais e históricos entram nesse complexo e formam, juntos, toda a cultura conhecida como Hippie.
Suas concepções religiosas (êxtase cósmico e social), político (paz entre todos os povos, e a doçura da palavra para a resolução de conflitos), económico (divisão, desprovimento), estético (beleza do natural), e ligação social (espírito colectivo e comunitário, ou neotribalismo) também entram como parte do complexo.
Além disso, as lutas pacíficas realizadas pelo Movimento Hippie entram como parte do complexo cultural.
O modo como eles se organizavam, como se vestiam e como se comportavam são factores que merecem grande relevância.
Enfim, o Complexo Cultural Hippie abrange tudo o que para eles e para nós é considerado estilo de vida, desde dos itens mais simples, até os mais marcantes.

Enquanto a autodeterminação não chega à alguns lugares, cantos, quartos, pessoas, dois tipos de defasagem cultural são identificados.
Um tipo, advém do ser que não admite contacto com aqueles assuntos que estão na agenda pública ou talvez não faz esforço para ampliar seu conhecer. Esse ser, acaba sendo desagregador. Não usufrui de sua liberdade mental, talvez por ser algo impensável entre seus pares, ainda que requerido em seu meio.
Na maioria das vezes, a prévia existência de um poder hierárquico no seu seio funcional e profissional, é o que reprime sua liberdade intelectual, haja vista auto-identificar seus conhecimentos como suficientes sem mesmo navegar para descobrir as fraquezas e os potenciais à sua volta.
Ora, não é problema importante a existência de um poder prévio em sua funcionalidade, mas sim, a inexistência de consciência moral acerca da necessidade de buscar informações para descobrir fraquezas, potenciais e condições estruturais que formam a brutalidade dos hábitos tidos como normais.
O segundo quadro de defasagem cultural, está ligado à questão geográfica. Neste quadro, a defasagem é uma tendência em função do modo irreflectido cuja conjuntura se propaga.
O que há em comum, é que a capacidade de amar, que sobrevive em ambos os quadros. Mas o desesperançoso é que ambas se defendem e se desenvolvem, do seu jeito e tentam se explicar ao invés de se esclarecer. Ambos os quadros exigem paciência, o primeiro, por ser resistente e trágico, o segundo, por ser massa.  
O que traz esperança, é que todas as pessoas, sem excepção, são capazes de entender que a atracção pelo conhecimento, é atracção por si, não convertendo-se em frieza para com alguns.
Afinal, a primeira demonstração da capacidade de amor é a conscientização e o respeito por alguns mecanismos subjectivos e objectivos relacionados ao contexto privado, local e geral.
Conclusão
Com base na apresentação anteriormente apresentada, pode-se concluir que um grupo de características culturais interligadas, encontrado em uma área cultural denomina-se complexo cultural.
Ele engloba todas as actividades relacionadas com o traço cultural e é constituído, portanto, de um sistema interligado, interdependente e harmónico, organizado em torno de um foco de interesse central.





















Bibliografia
Brown Nina Friedrich Ratzel, Clark Wissler, and Carl Sauer: Culture Area Research and Mapping CSISS Classics.

Sem comentários:

Enviar um comentário