terça-feira, 24 de junho de 2014

Cultura real e Ideal



Cultura ideal e real
A cultura pode ser definida como um conjunto de valores que une e confere identidade a um grupo, ditando parâmetros de conduta que unificam comportamentos
e acções, fornecendo modelos que podem compor estereótipos.
Estereótipos são modelos nos quais os indivíduos são encaixados conforme as aparências, nem sempre correspondendo a realidade.
A dinâmica de formação e modificação da cultura leva em consideração influências internas e externas, sendo integrado pela cultura ideal, a cultura real e a contracultura, além de subculturas.
Cultura Real: É aquela em que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas.
Cultura Ideal: Consiste em um conjunto de comportamentos que, embora expressos verbalmente como bons, perfeitos, para o grupo, nem sempre são frequentemente praticados.
Componentes Da Cultura
De modo geral, a cultura se constitui dos seguintes elementos:
Ø  Conhecimento;
Ø  Crenças;
Ø  Valores;
Ø  Normas e;
Ø  Símbolos.
Conhecimentos
São transmitidos de geração em geração. Geralmente são práticos. Engloba também aspectos referente à organização social, à estruturamde parentesco, aos usos e costumes, às crenças, às técnicas de trabalho tc.
Crenças
          Crença é a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. São três os tipos de cernças:
Ø  Pessoais;
Ø  Declaradas;
Ø  Públicas.


Pessoais
As proposições são aceitas por um indivíduo como certas independente dos demais.
Declaradas
As proposições que uma pessoa aparenta aceitar como verdadeiras, em seu comportamento público e que as menciona apenas para defender ou justificar suas ações perante os outros.
Públicas
As proposições que os membros de um grupo concordam, aceitam e declaram como crenças comuns.
Valores
É empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes. Além de expressar sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano.
Exemplos de Valores
Ø  Dominantes: Liberdade de expressão, de religião, de direito à vida;
Ø  Secundário: Servir café às visitas, agradecer cartões de Boas Festas.
Normas
Normas são regras que indicam os modos de agir dos indivíduos em determinadas situações. Consiste, pois, em um conjunto de idéias, de convenções referentes àquilo que é próprio do pensar, sentir e agir em dadas situações.
As culturas são constituidas de um tipo de conduta que ocorre com maior ou menor ou menor frequência; Há dois tipos de normas compreendidas em uma cultura: as ideais e as comportamentais.
Normas Ideais
Aquelas que os membros de uma sociedade deveriam praticar ou dizer, em dada situação, acatando as regras estabelecidas pela cultura. Representam os deveres e desejos de uma cultura particular.
Exemplo: enterrar ou cremar os mortos.


Para Beals e Hoijer, podem ser classificadas em cinco categorias:
Obrigatórias
            Não se pode fugir a elas;
Preferenciais
Um modo de comportamento mais valorizado do que outro;
Típicas
Quando, entre vários modos de comportamento aceitáveis, um deles é mais usado;
Alternativas
Quando são aceitos diferentes modos de conduta, sem que haja diferença ou valoração ou de frequência de uso;
Restritas
Formas de conduta aceitas apenas por alguns membros da sociedade.
Normas Comportamentais
            São os comportamentos reais dos indivíduos, em determinadas situações, que fogem às normas ideais.
Símbolos
 Símbolos são realidades físicas ou sensoriais às quais os indivíduos lhes atribuem valores ou significados específicos.


Conclusão
De acordo com a matéria apresentada, conclui-se que Cultura Real concretamente  todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas e Cultura Ideal consiste em um conjunto de comportamentos que, embora expressos verbalmente como bons, perfeitos, para o grupo, nem sempre são frequentemente praticados.
A cultura se constitui do conhecimento, das crenças, dos valores, das  normas e dos símbolos.

Bibliografia
B.Angel,Espina Barrio. Manual de Antropologia Cultural.Pernambuco: Editora Massangana,2005.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos. São Paulo: Editora Global, 2004.
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural-Iniciação,Teoria e Temas.Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
PELTO, J. Pelto.Iniação ao Estudo da Antropologia. Rio de Janeiro:Zahar editores,1977.
KÄISER, Lothar. Diferentes Culturas. Londrina: Editora Descoberta,2004.
SIEPIERSKI, Carlos Tadeus. O sagrado num mundo em transformação. São Paulo: Edições ABHR, 2003.

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